Janeiro Branco – Campanha Nacional a favor da saúde mental

No final de 2023, aconteceu na Casa do Migrante Scalabrini uma intervenção Unidade Curricular de Estágio Básico – Projetos Socioeducacionais, do curso de Psicologia, em uma parceria entre a Clínica-escola de Psicologia da Unisul Florianópolis – campus Continente e a Missão Scalabrini.

Nesse Janeiro branco voltado a saúde mental vimos como grande importância relembrar essa intervenção e salientar sobre a necessidade de zelar pela saúde mental de migrantes, principalmente os que vivem em situação de grande vulnerabilidade, como os que chegam em nossa Casa de Passagem.

O projeto “Laços de Resiliência” teve como objetivo uma roda de conversa entre as mulheres acolhidas para promover e auxiliar o grupo de mulheres venezuelanas a desenvolver a transformação social a partir do coletivo, orientadas por valores de justiça, igualdade, fraternidade, a fim de estimular o desenvolvimento de variadas competências que possibilitem que elas rompam e superem as condições de violência, pobreza, marginalidade que caracterizam a exclusão social.

Em suma, o fortalecimento emocional das mulheres imigrantes venezuelanas acolhidas na Casa do Migrante Scalabrini. O projeto se desenvolveu em 8 etapas, sendo que 2 delas foram institucionais e 6 na própria universidade.

Como futuras psicólogas, o projeto oportunizou inúmeros aprendizados e percepções, principalmente por se tratar de um grupo com características únicas de vulnerabilidade, sensibilidade emocional e carências diversas. Foi significativo desmistificar o papel do profissional de psicologia para esse público, fomentando a utilização desse serviço fornecido gratuitamente pela casa para seguimento em seus cuidados pessoais.” – afirmam as estudantes.

Salientamos aqui a importância de priorizar a saúde mental, principalmente para àqueles que trabalham com vulnerabilidade Social.

Quem cuida da mente, cuida da vida

Compartilhe este conteúdo

Relacionados

Entre em contato conosco

Somos movidos por um único objetivo: fazer a nosso melhor para tornar o Brasil um lugar melhor para todos e todas que chegam aqui, pois, migrar é um direito humano. 

Conteúdos relacionados