Precisa de ajuda?

Estamos aqui para você. Nossa equipe multidisciplinar está pronta para ajudar em suas necessidades.

Estamos prontos para ajudar

Somos movidos por um único objetivo: fazer a nossa parte para tornar o Brasil um lugar melhor para todos que chegam aqui, pois, migrar é um direito humano. Se você é um migrante em busca de apoio e orientação, a Missão Scalabrini está aqui para ajudar. 

Nossa equipe está pronta para ajudar em diversas áreas, como documentação, benefícios sociais, orientação jurídica e psicológica, além de assistência em situações de emergência. Para solicitar ajuda entre em contato conosco e assim poderemos te explicar melhor como funciona.

Missa em espanhol

Com a finalidade de acolher os migrantes em sua língua materna é realizada voltada aos falantes de espanhol. Após a celebração é realizada uma confraternização entre os participantes, com comidas típicas e a troca entre as culturas ali presentes.

Dia e Horário

Todo último domingo do Mês as 10h00 da manhã

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus

Rua Treze de Maio, 62 - Prainha, Florianópolis/SC

Receba doações

As doações estão sendo destinadas aos migrantes atendidos por nossa ação emergencial. Conte-nos o que precisa e como podemos ajudar.

Doação de roupas

Doação de alimentos

Doação de roupas de cama e banho

Doação de fraldas

Aulas de português

As aulas gratuitas de português para migrantes são realizadas semestralmente através do Encceja em parceria com a Secretaria da Educação.
Atualmente acontecem nas dependência do Instituto Estadual de Educação, entre em contato e deixe seu nome na lista de espera de novas turmas.

Aulas gratuitas de português para migrantes

Aprendizado consistente e progressivo

Certificado de Conclusão

Publicações que podem ajudar

O que falam sobre nós

Com a ajuda da Pastoral dos Migrantes, estamos bem e estáveis. Eles nos auxiliam no trabalho e na escola. Graças a eles, estamos em boas condições, somos bem tratados e recebemos preocupação genuína pelos migrantes. São misericordiosos, amorosos, gentis e têm um bom coração.

Juan Carlos Guevara Lozada

Migrante Venezuelano

Meu nome é Jesus Velasquez, sou da Venezuela e atualmente estou em Santa Catarina, Brasil. Estou muito agradecido à organização da Pastoral dos Migrantes por me fornecer apoio em um momento de grande necessidade para mim e minha família, durante o processo de interiorização e posterior adaptação aqui no estado de Santa Catarina. Agradeço a todos os envolvidos, toda a equipe da Pastoral dos Migrantes, pelo excelente trabalho. Continuem assim!

Jesús Velasquez

Migrante Venezuelano

Meu nome é Mirna Alejandra, sou da Venezuela, e posso testemunhar que a Pastoral do Migrante nos ajudou com alimentos para minha família e roupas para abrigar meus filhos. Estamos muito agradecidos a eles.

Mirna Alejandra

Migrante Venezuelana

Meu nome é Cruzxeilis Gabriela Pérez Gutierrez, tenho 29 anos e sou venezuelana. Estou no Brasil há pouco mais de dois anos e estou muito grata à Casa Pastoral dos Emigrantes. Vim para Santa Catarina através deles e recebi três meses de muito apoio, compreensão e amor. Fui acolhida com braços abertos, recebendo ajuda com trabalho, comida e documentos. Estou verdadeiramente grata por nos proporcionarem essa esperança de melhoria e perseverança, uma visão para o futuro. Estou aqui com meus dois filhos e meu marido, e espero que possam continuar ajudando mais famílias como a nossa. Que Deus os abençoe.

Cruzxeilis Gabriela Pérez Gutierrez

Migrante Venezuelana

O atendimento na Associação Scalabrini foi excelente. Fico muito grato por nos ajudarem com os documentos, pois sem eles há muitas coisas que não conseguimos fazer. Muito obrigado.

Ricardo Cayupare Cuiche

Migrante Colombiano

Meu nome é Flor Solange, sou da Venezuela. Uma das melhores coisas que me aconteceu na vida foi cruzar caminho com a Casa do Migrante no meio de tantos problemas em meu país. Eles me ajudaram muito durante minha emigração. Fiquei muito, muito grata. Que Deus os abençoe. Agora, com sua ajuda, foi um novo começo para mim e minha família.

Flor Solange

Migrante Venezuelana

Depois de começar a trabalhar no ESAM, tive uma experiência de vida completamente diferente e ganhei novas perspectivas sobre o mundo. Lidar com tantas realidades diferentes da minha fez com que eu desenvolvesse ainda mais minha capacidade de compreensão e empatia. Acredito que todo o trabalho que estamos realizando no ESAM tem sido de extrema importância, não apenas para aqueles que já estão residindo na Grande Florianópolis, mas também para aqueles que veem este lugar como uma oportunidade para uma vida melhor.

Lucas Bonatto

Estagiário ESAM

Missão Scalabrini é um refúgio acolhedor para os migrantes que buscam apoio e orientação em sua jornada. Todos os migrantes que chegam até nós são encaminhados ao Escritório Scalabrini de Atenção ao Migrante (ESAM), onde realizamos um cadastro completo e confidencial de suas informações.

Nossa equipe está pronta para ajudar em diversas áreas, como documentação, benefícios sociais, orientação jurídica e psicológica, além de assistência em situações de emergência. Para solicitar ajuda entre em contato conosco.

Parceiros que apoiam nossa causa

Outros grupos de apoio

Pastoral do Migrante de Florianópolis

A Pastoral do Migrante de Florianópolis está situada na Paróquia Santa Teresinha Menino Jesus. As principais atividades realizadas são aulas semestrais de português para migrantes e refugiados(as), e a celebração mensal de uma missa em espanhol, voltada aos migrantes que queiram participar, seguido de uma confraternização entre todos e todas.
Ainda nas dependências da paróquia encontra-se o Escritório Scalabrini de Atenção ao Migrante (ESAM).

Precisa de ajuda?

Conte-nos o que precisa e como podemos ajudar. Preencha o formulário e, em breve, entraremos em contato com você.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.