Missão Scalabrini recebe Prêmio de Iniciativa Solidária

Missão Scalabrini

A Missão Scalabrini foi premiada na 12ª edição do Prêmio Dom Afonso Niehues de Iniciativa Solidária, uma realização da Arquidiocese de Florianópolis por meio do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS), que aconteceu no dia 17 de novembro e celebrou os 65 anos da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

O prêmio leva o nome de Dom Afonso Niehues, arcebispo de Florianópolis entre 1965 e 1991, conhecido por seu firme compromisso com a promoção da dignidade humana, a defesa dos mais pobres e o fortalecimento das pastorais sociais. Sua trajetória marcou profundamente a ação social da Igreja catarinense.

A premiação acontece anualmente e tem como principais objetivos incentivar, valorizar e aumentar a visibilidade de iniciativas realizadas por entidades sociais, ações sociais paroquiais, movimentos eclesiais, pastorais sociais e pessoas que contribuem para a cultura da solidariedade. Por meio desse prêmio, a Arquidiocese reconhece os esforços dessas organizações na luta em defesa e na melhoria da vida da população em situação de vulnerabilidade social.

Em 2025, a Missão Scalabrini – Pastoral do Migrante de Florianópolis foi condecorada na categoria Pastoral Social, sendo reconhecida pelo trabalho realizado em prol da comunidade migrante e refugiada de Florianópolis e região. Este prêmio não só reconhece as ações desenvolvidas pela Missão, como também fortalece a instituição na busca pela justiça social.

Na ocasião, também foram premiadas as entidades Buscando Oportunidades, na categoria Entidade Social, e a Ação Social de Barreiros, na categoria Ação Social Paroquial. Foram ainda prestadas homenagens a membros da Igreja, voluntários e empresários. Além disso, destacaram-se as ações de caridade realizadas pela Arquidiocese ao longo do ano.

A Missão Scalabrini, por meio de seu representante, o diretor Pe. Gabriel Battistella, agradece à Arquidiocese de Florianópolis e ao FAS pelo reconhecimento e pelo constante apoio prestado aos projetos da Pastoral. A colaboração contínua do FAS tem sido essencial para a manutenção e o fortalecimento das ações da Pastoral, possibilitando alcançar cada vez mais pessoas. A Missão reafirma seu sincero agradecimento por essa parceria que torna possível a promoção da dignidade, da justiça social e da solidariedade.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos relacionados