No final de 2023, aconteceu na Casa do Migrante Scalabrini uma intervenção Unidade Curricular de Estágio Básico – Projetos Socioeducacionais, do curso de Psicologia, em uma parceria entre a Clínica-escola de Psicologia da Unisul Florianópolis – campus Continente e a Missão Scalabrini.
Nesse Janeiro branco voltado a saúde mental vimos como grande importância relembrar essa intervenção e salientar sobre a necessidade de zelar pela saúde mental de migrantes, principalmente os que vivem em situação de grande vulnerabilidade, como os que chegam em nossa Casa de Passagem.
O projeto “Laços de Resiliência” teve como objetivo uma roda de conversa entre as mulheres acolhidas para promover e auxiliar o grupo de mulheres venezuelanas a desenvolver a transformação social a partir do coletivo, orientadas por valores de justiça, igualdade, fraternidade, a fim de estimular o desenvolvimento de variadas competências que possibilitem que elas rompam e superem as condições de violência, pobreza, marginalidade que caracterizam a exclusão social.
Em suma, o fortalecimento emocional das mulheres imigrantes venezuelanas acolhidas na Casa do Migrante Scalabrini. O projeto se desenvolveu em 8 etapas, sendo que 2 delas foram institucionais e 6 na própria universidade.
”Como futuras psicólogas, o projeto oportunizou inúmeros aprendizados e percepções, principalmente por se tratar de um grupo com características únicas de vulnerabilidade, sensibilidade emocional e carências diversas. Foi significativo desmistificar o papel do profissional de psicologia para esse público, fomentando a utilização desse serviço fornecido gratuitamente pela casa para seguimento em seus cuidados pessoais.” – afirmam as estudantes.
Salientamos aqui a importância de priorizar a saúde mental, principalmente para àqueles que trabalham com vulnerabilidade Social.
Quem cuida da mente, cuida da vida