Maria José é empossada como conselheira no Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis

Na última semana, a Pastoral do Migrante – Missão Scalabrini celebrou um marco importante em sua trajetória de compromisso com os direitos dos migrantes e refugiados. Maria José, nossa assistente social, foi empossada como conselheira eleita no Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis. Este feito destaca o papel da Pastoral como representante ativa da sociedade civil, comprometida com a defesa e promoção de direitos, através de políticas públicas que possibilitem a superação das desigualdades e a inclusão plena de todas as pessoas na sociedade, independentemente da sua nacionalidade.

A participação no Conselho não é apenas um reconhecimento ao trabalho realizado pela Pastoral, mas também uma oportunidade de fortalecer as vozes daqueles que muitas vezes permanecem invisíveis.

A assistência social é direito do cidadão e dever do Estado de prover os mínimos sociais para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Como conselheira, Maria José terá a missão de exercer o controle social das decisões adotados no Município de Florianópolis que afetam a vida daqueles que, por direito, devem ser protegidos por uma política púbica de assistência acessível e inclusiva. É também, por tanto, uma oportunidade para trazer ao debate político as demandas e os desafios enfrentados por migrantes e refugiados em nossa cidade, promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora.

A atuação de Maria José no Conselho Municipal de Assistência Social reafirma o compromisso da Pastoral do Migrante com a promoção da dignidade e dos direitos humanos, e reflete o trabalho coletivo de uma equipe que não mede esforços para transformar vidas.

A posse representa não apenas um avanço institucional, mas também um exemplo de como a sociedade civil pode contribuir diretamente para a construção de políticas públicas que respeitem a diversidade e promovam a inclusão social.

O Padre Gabriel Battistella, coordenador da Pastoral do Migrante, destacou a relevância desta conquista:
A presença de Maria José no Conselho é um sinal de que a luta pelos direitos dos migrantes está ganhando espaço e força em nossa cidade. Como sociedade civil, temos o compromisso de ser a ponte entre aqueles que precisam de apoio e as instâncias de decisão. Este é um passo importante para construirmos políticas que realmente atendam às necessidades dos mais vulneráveis.

A Pastoral do Migrante celebra essa conquista e reafirma sua missão de acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados em nossa comunidade. Que este seja apenas o início de muitas vitórias em favor dos que buscam um novo lar em Florianópolis.

Compartilhe este conteúdo

Relacionados

Entre em contato conosco

Somos movidos por um único objetivo: fazer a nosso melhor para tornar o Brasil um lugar melhor para todos e todas que chegam aqui, pois, migrar é um direito humano. 

Conteúdos relacionados